فضائل صلة الرحم

مقالات البطاقة التعريفية
العنوان: فضائل صلة الرحم
اللغة: برتغالي
نبذة مختصرة: صلة الرحم : حث عليه النبي - صلى الله عليه وسلم -، وذكر أنه من الأسباب التي يبارك الله بها في عمر الإنسان، وصلة الأرحام لا تقتصر على من يصلون الرحم من جانبهم، وإنما تتأكد في حق من يقطعونها أيضاً، وقد توعد الله قاطع الرحم بالوعيد الشديد في الدنيا والآخرة.
تأريخ الإضافة: 2008-07-26
الرابط المختصر: http://IslamHouse.com/168082
:: هذا العنوان مصنف موضوعياً ضمن التصانيف الآتية ::
- هذه البطاقة مترجمة باللغات التالية: برتغالي - أوزبكي - صيني
المرفقات ( 2 )
1.
A VIRTUDE DOS LAÇOS DE PARENTESCO
79.8 KB
فتح: A VIRTUDE DOS LAÇOS DE PARENTESCO.pdf
2.
A VIRTUDE DOS LAÇOS DE PARENTESCO
1.3 MB
فتح: A VIRTUDE DOS LAÇOS DE PARENTESCO.doc
نبذة موسعة

A Virtude dos Laços de Parentesco

Louvado seja Allah Que nos orientou para isso e não estaríamos orientados sem a Sua orientação. Buscamos refúgio em Allah contra os males das nossas almas e contra os malefícios das nossas ações. A quem Allah encaminhar, ninguém poderá desviar, e a quem Allah desviar ninguém poderá lhe indicar o caminho certo. Presto testemunho de que não há outra divindade além de Allah, Único, sem parceiros, e presto testemunho de que Mohammad é Seu servo e Mensageiro. Que Allah o abençoe e lhe dê paz bem como a seus familiares, seus companheiros e seus seguidores, amém.

O homem foi criado, pela sua natureza, para viver em sociedade. Isso significa que ele não consegue viver sozinho, isolado e distante das outras pessoas. Ele necessita de quem dele cuide, de quem o ajuda, o felicite em suas alegrias e o console em suas tristezas. Por isso, o Islam, com seus ensinamentos, é alicerçado na misericórdia, na amizade, na solidariedade, na prática do bem e da piedade.

As pessoas que mais merecem a nossa piedade e amizade são os nossos parentes, como pai, mãe, irmão, irmã, tio, tia, bem como os outros parentes.

Esse cuidado para com eles, se for entendido e concretizado entre nós, faria cessar as inimizades e os desentendimentos, e cada um de nós sacrificaria o que lhe é mais caro para conservar os vínculos de fraternidade e de parentesco. A situação que vivemos hoje, porém, confirma o inverso disso. Os filhos não respeitam mais os pais, não se relaciona com a irmã, nem com a tia. Os desentendimentos são correntes entre os parentes, por motivos fúteis, sem se respeitar os laços de parentesco ou da fraternidade. Por isso, a misericórdia e a solidariedade entre os parentes só se prevalecerá quando se estabelecer entre nós as regras da fé que nos guia para a prática do bem. Um poeta já disse:

Se a fé desaparecer, não haverá mais segurança, nem religião, para quem não a cultivar.

Os nossos parentes têm direitos sobre nós tão importantes quanto a oração e o zakat. Por isso, Allah, diz: "Adorai a Allah e não Lhe atribuais parceiros. Tratai com benevolência os vossos pais e parentes, os órfãos, os necessitados, o vizinho parente, o vizinho próximo, o companheiro de lado, o viajante e os vossos servos, porque Allah não estima arrogante e pretensioso algum, que são avarentos e recomendam aos demais a avareza, e ocultam o que Allah lhes concedeu da Sua graça" (4:36-37). Verificamos, no versículo, que o direito do parente veio em seguida ao culto a Allah. Isso demonstra a sua importância e a elevada posição de quem se relaciona com ele, porque isso representa o aperfeiçoamento da fé em Allah e no Dia do Juízo Final. O Profeta (S) disse: "Quem crer em Allah e no Dia do Juízo Final, deve ser generoso com os hóspedes. Quem crer em Allah e no Dia do Juízo Final, deve ser bondoso para com o vizinho. Quem crer em Allah e no Dia do Juízo Final, deve conservar os laços de parentesco." O fortalecimento dos laços consangüíneos deve ser através da amizade, da misericórdia, da bondade, da caridade, principalmente aos órfãos e necessitados. O Profeta (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) disse: "Por Aquele Que me enviou com a verdade, que Ele não aceitará a caridade daquele que, possuindo parentes necessitados, ele a dá a outros. Por Aquele em Cujas Mãos está a minha alma, no Dia da Ressurreição, Ele não olhará para essa pessoa, não lhe falará e não a abençoará, e terá um severo castigo."

Não devemos conservar apenas os laços de parentesco com os parentes que se relacionam conosco. O Profeta (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) disse: "O fortalecimento dos laços familiares não consiste em darmos com generosidade, em reciprocidade, mas darmos aos parentes que cortam os seus laços conosco." Portanto, não devemos condicionar o nosso relacionamento com os parentes à reciprocidade. Allah diz: "Temei a Allah, em nome do Qual exigis os vossos direitos mútuos e reverenciai os laços de parentesco, porque Allah é vosso Observador" (4:1).

Ucba Ibn Abi Ámer relatou: "Encontrei-me, um dia, com o Profeta (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele). Ele pegou na minha mão e disse: 'Ó Ucba, queres que te indique qual é a mais importante conduta das pessoas, neste mundo e no Outro?' Respondi: 'Sim, ó Profeta!' Ele disse: 'Deves te relacionar com quem corta as relações contigo, dar a quem te priva, e perdoar quem te causa injustiça'." Portanto, o fortalecimento dos laços de parentesco aperfeiçoa a nossa fé, aumenta a nossa riqueza e prolonga a nossa vida, no sentido de abençoá-la. O Profeta (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) disse: "Aquele que deseja alcançar uma maior riqueza e uma vida mais farta deve fortalecer os seus laços consangüíneos."

Servos de Allah, temei a Ele, pois o Profeta (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) disse: "A pessoa arrependida é amada por Allah, e quem se arrepende de um pecado é como se não o tivesse cometido".

موضوعات متعلقة ( 1 )
Go to the Top